O basico que você precisa saber sobre uma adoção.

05/09/2009 01:46

O processo para um casal adotar uma das crianças, é um pouco lento, mas é claro que, fazemos tudo que está ao nosso alcance para que seja o mais rápido possível... Preparamos tanto a família como a criança/adolescente a ser adotada (o). Nossa sede, abriga mais de 300 crianças, algumas a partir de 3 meses até 14 anos. As mais velhas geralmente estão conosco desde que nossa ONG foi fundada.

Seguimos todo o processo jurídico e civil, para que haja a permanência da criança na família que a escolheu. Quando isto acontece, as responsabilidades e os direitos (como o pátrio poder) dos pais biológicos em relação ao adotado são transferidos integral ou parcialmente para as/os crianças/adotantes.

Você que já sentiu a necessidade de fazer algo de útil ou que tem vontade de ajudar pessoas e não sabe por onde começar, fale com a gente...

Existe sempre alguém que precisa da sua colaboração!

O que é necessário para se adotar   uma criança ou adolescente?

 

No Brasil, a adoção é regida pelo Código Civíl e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.

*O adotante deve ser uma pessoa maior de dezoito anos, independentemente do estado civil, ligado por matrimônio ou união estável.

*Além disso, a diferença de idade entre o adotante e o adotado deve ser de, no mínimo, dezesseis anos.

*Deve haver intervenção do juiz, em processo judicial, com participação do Ministério Público.

 

Motivação:

O que leva um casal a adotar uma criança?

*Impossibilidade de ter filhos biológicos

*Cimentar os laços com o cônjuge, no caso de adoção de filhos da esposa ou marido com um cônjuge anterior

*Auxiliar uma ou mais crianças em dificuldades

*Fomentar a integração racial,no caso de adoção inter-racial.

Para mais informações sobre adoção, acesse os seguintes sites:

Site da Presidência da República (na sessão em que ele disponibiliza as leis da ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente)
https://www.presidencia.gov.br/CCIVIL/LEIS/L8069.htm

Site da Vara da Infância e da Juventude de Belo Horizonte
https://www.tjmg.gov.br/jij/

 

Como adotar uma criança?

- Comparecer nas entrevistas com a equipe técnica. Segundo a assistente social, nestas entrevistas, os candidatos descrevem o perfil do filho a ser adotado: sexo, idade, cor, condições de saúde etc. O cadastro então é passado para o juiz para aprovação. Sendo aprovado, o candidato é considerado apto à adoção e ele vai para uma fila de espera. Comparecer nas entrevistas com a equipe técnica. Segundo a assistente social, nestas entrevistas, os candidatos descrevem o perfil do filho a ser adotado: sexo, idade, cor, condições de saúde etc. O cadastro então é passado para o juiz para aprovação. Sendo aprovado, o candidato é considerado apto à adoção e ele vai para uma fila de espera.

- Quando os técnicos da Vara verificam em nossa ONG ou em outro abrigos se existe alguma criança que corresponda ao perfil desejado, a pessoa ou o casal é chamado para conhecer a criança ou adolescente. A partir daí é realizado um período de adaptação que é acompanhado pelos profissionais da equipe da Vara da Infância e da Juventude.

- Por fim, a adoção se concretiza quando, aprovado pelo juiz, a criança ou adolescente recebe uma nova certidão de nascimento passando a ter os mesmos direitos de um filho biológico. Esse processo de cadastro costuma ser rápido, não demora mais que seis meses. O que pode demorar é a busca de uma criança com o perfil solicitado. A maior procura é por recém-nascidos, meninas e brancas. Existem muitas campanhas para  a adoção tardia que é a adoção de crianças a partir de dois anos, o que facilita o processo.

O QUE SIGNIFICA SER VOLUNTÁRIO

Ser voluntário pode ter diversos significados dependendo do ponto de vista:

Do ponto de vista pessoal, ser voluntário é descobrir que não vivemos sozinhos neste mundo e que as pessoas (nós e eles) têm vida própria e suas próprias vontades e necessidades.

Ser voluntário é sentir a vontade de ajudar os outros, principalmente os mais necessitados. É ver que, mesmo tendo pouco, sempre temos alguma coisa que podemos dar. Mesmo que esta coisa ainda nos seja necessária, o carente tem mais necessidade do que nós.

Do ponto de vista da comunidade, ser voluntário é ser humilde, ser abnegado, não ser egocêntrico e ter uma grande vontade e disposição para ajudar o próximo. É ser carismático, um ser especial que atua na comunidade e ajuda a melhorar a qualidade de vida da comunidade.

É ser um agente de transformações que mesmo fazendo um trabalho de formiguinha (que não aparece) acredita e consegue fazer com que o outro suba na vida, saia do "buraco" em que vive e tenha uma vida honrada de cidadão pleno.

Ser Voluntário é ter a capacidade de prestar um serviço profissional e não esperar pelo seu pagamento (em dinheiro). Um dentista, por exemplo, destina uma parte do seu tempo para atendimento odontológico para crianças carentes. Uma professora de matemática vai todos os sábados à tarde em uma favela para dar aulas de recuperação.

 

 

 

Voltar